15/02/2018 às 14:08 Tira Dúvidas

Qual a origem da beca?

1390
1min de leitura

Depois de muitos anos de estudo e dedicação, chegou o momento mais aguardado pelo estudante e sua família: a formatura. Antes de receber o diploma ou certificado é necessário realizar uma colação de grau, que é uma cerimônia, solene e pública, onde a instituição oficializa a conclusão do curso pelos seus alunos. 

Durante uma colação de grau os formandos devem usar uma vestimenta especial chamada de beca, uma espécie de manto, geralmente na cor preta, que cobre todo o corpo dos formandos.

Qual a origem da beca?

A beca começou a ser usada na magistratura francesa, onde os magistrados são feitos pelos modelos para fazer o que você está procurando. Como becas foram adaptados ao universo acadêmico no século XIII, por universidades europeias, juntamente com o surgimento da figura do Reitor, autoridade máxima dentro da criação. 

Este tipo de traje é conhecido como veste talar, cuja extensão vai até os calcanhares. O objetivo deste traje é diferenciando como pessoas que utilizam das demais, simbolizando o mérito e responsabilidade social. A palavra talar é derivada do latim talus, que significa tornozelo ou calcanhar.

15 Fev 2018

Qual a origem da beca?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Mar de 2018

10 dicas antes de contratar suas fotos de formatura!