31/03/2022 às 13:41

Cerimônia do Jaleco - Uso do Jaleco.

6
3min de leitura

Cerimônia do Jaleco

A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países. Ela tem como intuito ensinar os calouros a como utilizar o EPI da maneira correta.

Durante a celebração, ocorre a entrega do jaleco branco para cada calouro que fará um dos cursos da área de saúde, sinalizando o começo das aulas dos futuros profissionais. Os alunos recebem dicas, com atenção às dúvidas mais comuns que aparecem entre eles, como os lugares e os horários corretos para usá-lo durante as aulas e durante outras atividades.

O evento simboliza o caminho da jornada de cada futuro profissional, sendo um momento para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da população. Durante a celebração, os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.

Entrega do Jaleco na Cerimônia

Na cerimônia, os estudantes vestem pela primeira vez o jaleco, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Em todos os semestres, depois da alegria de ter sido aprovado no vestibular, os novos acadêmicos passam por esse ritual.

Dependendo da universidade, os calouros podem receber o jaleco de seus pais com seus respectivos nomes. Essa ação é um símbolo da primeira vitória de muitas, tanto para os estudantes, quanto para seus familiares. Se trata de uma premiação pelos vários anos de muitos estudos e sacrifícios. Vestir pela primeira vez seu jaleco é a melhor sensação que o novo acadêmico pode ter. Entretanto, em outras celebrações, a peça é entregue pelos estudantes já veteranos do curso para os seus calouros afilhados.

Importância da Profissão na Cerimônia

O jaleco representa a atuação na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados.

  • A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o compromisso do aluno para com a formação e sua futura profissão. Nesse caso, o EPI representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade e o respeito. Ele é a proteção e o cuidado, durante a transição na vida acadêmica para a realização de um sonho, concretizado em conjunto com os professores.

Uso do Jaleco

O Jaleco é, basicamente, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. Mas além disso, a peça também é uma marca universal para esses profissionais. Mas se engana quem acha que seu uso é uma tradição antiga. o uso do Jaleco é algo relativamente recente na cultura da saúde.

Os primeiros jalecos usados em laboratórios possuíam a cor bege. Os da cor branca foram adotados quando todos os profissionais de saúde, também, decidiram usá-lo para o trabalho. Isso, porque essa cor representava a bondade, a limpeza ea tranquilidade.

Qual a importância do Jaleco?

Como já mencionado no primeiro parágrafo desse artigo, o jaleco é usado como forma de proteção para os profissionais de saúde, e indiretamente, para seus os pacientes, sendo uma maneira de mostrar o cuidado, a limpeza e a preocupação com a saúde no ambiente de trabalho.


31 Mar 2022

Cerimônia do Jaleco - Uso do Jaleco.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL